Mestra Totinha é classificada no Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro de Barros

O Ministério da Cultura – Minc divulgou na quinta-feira passada (16), através do Diário Oficial da União – DOU, o resultado da classificação do Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro de Barros (Exercício 2017). Antônia Rodrigues, que contou apenas com esforços de sua própria equipe para a redação e envio da proposta pelos Correios, foi classificada em 6º lugar na categoria Mestres e Mestras de Cultura Popular com nota máxima (100 pontos).

Serão premiadas, com R$ 10 mil, 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre essas práticas estão o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. (MINC, 16/11/2017)

Segundo o Minc, a edição atual atingiu o recorde de 2.862 inscrições dentre todas as categorias (Mestres, Grupos Comunitários, Pessoas jurídicas e Mestres in memoriam), mas apenas 75% dos inscritos foram habilitados (1ª fase). Na segunda fase, foram classificadas 851 propostas. Agora, resta apenas esperar a publicação com o resultado final no DOU (3ª e última fase). “Na avaliação, foram considerados os benefícios culturais, sociais e econômicos oferecidos à comunidade. Os candidatos receberam notas de zero a 100 em oito critérios, conforme estabelecido no edital.” (Id., grifo nosso)
Além de contemplar 500 iniciativas, o concurso reconhecerá espaços culturais (grandes e pequenos, como casas de mestres) como ponto ou pontão de cultura em suas respectivas cidades. Um ano após o recebimento do prêmio, cada candidato deverá prestar um relatório de como o valor do prêmio foi gasto em prol da cultura.
Mestra Totinha é profundamente grata a toda a sua comunidade (amigos, familiares, vizinhos etc.) por todo o carinho e aprovação de seu trabalho ao longo de quase 60 anos. Também parabeniza José Eugênio de Souza, Nivaldo Jorge da Silva e o Projeto Uaná pela classificação. Em breve, mais notícias!

Confira a lista completa de classificados e desclassificados em: Confira os classificados no Prêmio Culturas Populares (Minc).

A edição atual homenageia Leandro de Barros.

Comentários

MAIS LIDAS

Por que Antônia Rodrigues é considerada "mestra" de cultura popular?

Mestra Totinha é homenageada pelos alunos da eletiva de Música da EREM Pradines

Letra - Dona Maria (Mestre Barrão)