BIOGRAFIA

São João de Itamaracá 2017
ANTÔNIA MARIA RODRIGUES, conhecida como MESTRA TOTINHA, filha de Manoel Rodrigues do Nascimento (23 dez. 1916, Itamaracá/PE – 20 abr. 1979, Itamaracá/PE) e de Doralice Maria Rodrigues (20 set. 1918, Itamaracá/PE – 05 set. 1989, Itamaracá/PE), nasceu em 22 de abril de 1950, na Ilha de Itamaracá – PE. É cantora e compositora de coco de roda, ciranda, pastoril e outros gêneros populares, mas se consagrou na música como coquista (cantora de coco). Possui várias composições, tendo sido iniciada como cantora pelo próprio pai aos oito anos de idade. Não apenas sob influência do pai, mas também de Mestre Baracho, logo passou a cantar e dançar na companhia de suas irmãs Vera (conhecida como Verinha) e Amarildes (conhecida como Dona Bem). É deste meio de tradição oral que atravessa gerações que vem toda a sua formação artística.
Desde que saiu do bairro itamaracaense do Rio Âmbar para morar no Pantanal, Mestra Totinha é um incentivo à cultura tanto a nível local como estadual. Com amigos e familiares, promoveu blocos carnavalescos como “O Dragão da Ilha Futebol Clube”, “O urso da tua mãe” e, atualmente, “Tudo junto e misturado”, além de quadrilhas e procissão de bandeiras juninas. Junto ao Grupo da Terceira de Idade de Itamaracá (coordenado por Pilar Ubeda), ressuscitou o pastoril no município.
Mesmo que sua maior alegria esteja nas festas juninas, para Totinha, que é devota de Santo Antônio, a música não tem época. Em sua casa, abre as portas para quem quiser assistir aos ensaios de seu grupo e dançar. Lá mesmo, promove encontros e sambadas sempre que possível, e com a participação de todos. A sua casa é decorada durante todo o ano para lembrar que sua cultura é algo que vive dentro do povo, de modo que alguns conterrâneos se referem à sua residência como “a casa da cultura”.
Em 2004, gravou uma reportagem para a série de documentários para televisão Viva os Brincantes, sob a direção da jornalista e especialista em Gestão e Produção Cultural Carla Francine, no qual aparece pela primeira vez na mídia como “Mestra Totinha” (trazendo a ciranda). Em 2010, foi homenageada pela Prefeitura da Ilha de Itamaracá no II São João do Buscapé. Em 2017, é novamente homenageada pela Prefeitura da cidade e ao lado da ilustre Anjinha do Coco (Ilha de Itamaracá). No mesmo ano, vence também o Prêmio de Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, promovido pelo Ministério da Cultura – MinC, ocupando o 6º lugar na categoria “Pessoas Físicas (Mestres e Mestras)”.
Suas composições mais conhecidas são Boa Noite!, Totinha Chegou Pra Vadiar e Rabo de Pavão, que compõem o CD demo gravado em 2013 e distribuído gratuitamente por Mestra Totinha em Itamaracá e cidades vizinhas. O EP Mestra Totinha está disponível na plataforma Soundcloud.

Mestra Totinha & Grupo

Mestra Totinha fundou seu grupo em 2001 e, atualmente, possui a seguinte formação (observe as informações entre parênteses):
  • Vocalista e compositora: Antônia Rodrigues (Mestra Totinha)
  • Backvocal: Flávia (filha), Marinete (prima) e Verinha (irmã)
  • Produtor: Marcos Souza (filho)
  • Instrumentistas: Álvaro (primo), Carlos (sobrinho), Marcos e Oscar (sobrinho)
  • Mídias sociais: Fabrícia (filha), Kellyne (neta) e Wendell (sobrinho-neto)


Uma tradição de família que atravessa gerações!

Comentários

MAIS LIDAS

Por que Antônia Rodrigues é considerada "mestra" de cultura popular?

Mestra Totinha é homenageada pelos alunos da eletiva de Música da EREM Pradines

Mestra Totinha realiza mais uma edição do bloco Juntos & Misturados (Ano II) neste domingo