O que é cultura popular?


De acordo com o guia ao edital do prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros (MINC & SCDC, 2017, p. 10, 11),
A cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ele se expressa nos seus saberes e fazeres, nas práticas e nas artes produzidas pela comunidade e pelos cultores tradicionais, tais como: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, medicina tradicional, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato. Ela é transmitida, geralmente de forma oral, de geração em geração.

As preocupações acerca de cultura popular surgem no fim da Idade Média, quando se intencionava hierarquizar a forma de conhecimento dominada pelo Estado colocando-a sobre as massas em posição de superioridade. Assim, cultura popular passou a ser compreendida como a forma de conhecimento de domínio das massas, proveniente dos mais pobres. Era encarada como rude, inferior, atrasada. (SANTOS, 1987)

Opinião

Ainda hoje, deixa-se notar esta concepção hierarquizada de cultura quando por vezes, encontramos nos livros "o sentido antropológico de cultura" (popular) e o "sentido restrito de cultura" (erudito). Por outro lado, aqueles que produzem a cultura dita "erudita" têm recorrido aos manifestos populares em projetos musicais como o empreendido por Karl Jenkins, o compositor galês que desenvolveu o projeto musical que une o "popular" (forte presença dos sons tribais e de vozes femininas) e o erudito africanos e que recebe o nome Adiemus. O contrário também tem acontecido.

O grupo musical SaGrama, conhecido por compor a trilha sonora para a adaptação cinematográfica da obra Auto da Compadecida, do escritor Ariano Suassuna (1927, PB – 2014, PE) recebe influência do Movimento Armorial. O grupo adere aos elementos da música "erudita" incorporando-os aos elementos da música popular. O Movimento Armorial, idealizado por Suassuna na década de 1970, vem a mostrar por meio da produção artística, literária e cultural em geral que no popular, isto é, nas massas, no sertão, na pobreza, que a preocupação que hierarquiza "popular X erudito" é prescindível. A menos que a nomenclatura não passe de mera nomenclatura. Neste caso, "popular" é o que vem das massas, do conhecimento ancestral que é transmitido de geração em geração como uma tradição, mas em nenhum grau de inferioridade a outras formas de saber.

Referências

MINC; SCDC. Edital Culturas Populares 2017: Edição Leandro Gomes de Barros. Brasília: BRASIL & MINC, 2017.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987

Comentários

MAIS LIDAS

Por que Antônia Rodrigues é considerada "mestra" de cultura popular?

Mestra Totinha é homenageada pelos alunos da eletiva de Música da EREM Pradines

Letra - Dona Maria (Mestre Barrão)