“Quero ver quem aguenta meu rojão!” Mestra Totinha e Mestre Eugênio recebem o prêmio Culturas Populares

 
Nesta terça-feira (28), foi publicado no Diário Oficial da União – DOU o resultado final da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro de Barros, do Ministério da Cultura – MinC. Dentre os ilhéus classificados na segunda fase, Mestra Totinha e Mestre Eugênio (artesão) foram contemplados com o prêmio de R$ 10 mil que serão investidos em prol de suas atividades artístico-culturais, conforme previsto no edital e registrado na proposta enviada no ato da inscrição.
Segundo o que está previsto no edital e publicado no DOU, todos os premiados têm até 60 dias corridos para realizar (via postal ou e-mail) o envio dos documentos necessários para o recebimento do prêmio. Depois de um ano, os mestres deverão enviar ao MinC um relatório das atividades desenvolvidas com este recurso. Apenas depois do envio deste relatório, os mestres poderão participar novamente do concurso.
Com este prêmio, mais uma vez Antônia Rodrigues é reconhecida como mestra de cultura popular, um título que já havia sido reconhecido na mídia pela TV Cultura na série de reportagens Os Brincantes, quando Mestra Totinha recebeu na Praia do Sossego (Itamaracá – PE) os brincantes Mateus e Catirina. Mestre de cultura popular não é uma atribuição que se ganha aleatoriamente, mas se conquista pelo mérito, pela história, pela tradição que se preserva e se renova nas mãos de artistas como Dona Antônia e Seu Eugênio. Além disso, os mestres são pessoas queridas, que por onde passam exalam respeito. Por isso, os mestres foram habilitados ao concurso na primeira fase, classificados na segunda e, finalmente, premiados na terceira.
Parabéns ao Mestre Eugênio e também aos demais inscritos da Ilha que não obtiveram o prêmio, mas foram classificados pelo mérito de seu trabalho.

Comentários

MAIS LIDAS

Por que Antônia Rodrigues é considerada "mestra" de cultura popular?

Mestra Totinha é homenageada pelos alunos da eletiva de Música da EREM Pradines

Mestra Totinha realiza mais uma edição do bloco Juntos & Misturados (Ano II) neste domingo