Mestra Totinha é homenageada pelos alunos da eletiva de Música da EREM Pradines

Todas as imagens desta publicação: Wendell Santos.

Na edição anterior do encontro mensal de domingo conhecido como #TemCocoNaIlha, que ocorreu em 19 de novembro do mês passado, Mestra Totinha teve a honra de receber homenagens dos alunos da eletiva de música da Escola de Referência em Ensino Médio Alberto Augusto de Morais Pradines, da Ilha de Itamaracá.


A eletiva criou um grupo de música popular chamado Nossa Cultura Tem Som, que é coordenado pela Prof.ª Nielza Lopes e que, de acordo com a docente, tem como principal objetivo resgatar as raízes do ilhéu dando visibilidade aos seus artistas ao mesmo tempo em que mostra para os alunos a importância da cultura local. Com Mestra Totinha, também foram homenageadas Anjinha do Coco e Lia de Itamaracá sob cantos e danças de coco de roda e ciranda. Mestra Totinha esteve presente, agradeceu a homenagem e não perdeu a oportunidade de “dar uma palinha” (cantar) e tocar zabumba. Para a surpresa de todos, o encontro ainda foi agraciado com a presença de dois caboclos de lança, que estavam de passagem na praia, mas foram atraídos pela grandiosidade dos ritmos locais.


O #TemCocoNaIlha é um encontro de manifestações culturais populares que acontece mensalmente sob a organização principal de Tony Blaster e Paulinho Teixeira. Segundo eles, o encontro é de propriedade de todos e não possui nenhum vínculo institucional, sendo assim uma iniciativa na qual todos podem participar.


  Mestra Totinha agradece e parabeniza a existência de iniciativas educativas e culturais como estas, que resgatam nossa cultura e a reescreve sob os novos olhares de novas gerações eternizando a nossa história.


  • Caso deseje contratar o grupo Nossa Cultura Tem Som ou entrar em contato com os organizadores do #TemCocoNaIlha, solicite-nos o contato através do e-mail mestratotinhamusica@gmail.com.

Comentários

MAIS LIDAS

Por que Antônia Rodrigues é considerada "mestra" de cultura popular?

Mestra Totinha realiza mais uma edição do bloco Juntos & Misturados (Ano II) neste domingo